Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Dia Mundial da Higiene das Mãos 2018

Dia Mundial da Higiene das Mãos 2018




Todos os anos no dia 5 de maio se assinala o Dia Mundial de Higiene das Mãos, enquadrado no desafio da Organização Mundial de Saúde Clean Care is Safer Care,

Em 2018 o tema é: Está nas suas mãos - previna a sépsis nos cuidados de saúde!


 A OMS pede às unidades de saúde que evitem a sépsis associada aos cuidados de saúde através da ação de higiene das mãos e da prevenção e controlo de infeções. Estima-se que a sépsis afete mais de 30 milhões de doentes todos os anos em todo o mundo. Na Assembleia Mundial da Saúde, em maio de 2017, os Estados-Membros adotaram uma resolução sobre a melhoria da prevenção, diagnóstico e tratamento da sépsis.


A sépsis é uma condição com risco de vida que surge quando a resposta do organismo à infeção causa lesões em seus próprios tecidos e órgãos. Se não for reconhecida precocemente e tratada prontamente, pode conduzir a choque séptico, falência múltipla de órgãos e morte. É uma complicação grave da infeção, particularmente em países de baixos-médios rendimentos, onde representa uma das principais causas de morbidade e mortalidade materna e neonatal.

As infeções adquiridas durante a prestação de cuidados de saúde são comuns e constituem um fator de risco para o desenvolvimento de sepse, mas podem ser prevenidas. A higiene eficaz das mãos desempenha um papel fundamental. No Dia Mundial da Higiene das Mãos, o foco de todos deve ser a prevenção da sépsis nos cuidados de saúde, destacando boas práticas de prevenção e controle de infeções para reduzir a sua disseminação e salvar a vida de milhões de pessoas. Sem mudança de comportamento, a sépsis continuará a ser uma grande ameaça.

“As infeções associadas aos cuidados de saúde causam danos e sofrimento que podem ser evitados. Eles também resultam em encargos financeiros adicionais e às vezes até em morte ou incapacidades a longo prazo ”, de acordo com o Dr. Jaouad Mahjour, Diretor Regional da OMS para o Mediterrâneo Oriental, que pede a todos os profissionais de saúde que garantam a higiene adequada das mãos e todas as unidades de saúde e se comprometa em melhorar as práticas de higiene das mãos para ajudar a salvar mais vidas .



Sem comentários:

Enviar um comentário