Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Dia Mundial da Higiene das Mãos 2018 - 5 Maio

Dia Mundial da Higiene das Mãos 2018

Todos os anos no dia 5 de maio se assinala o Dia Mundial de Higiene das Mãos, enquadrado no desafio da Organização Mundial de Saúde Clean Care is Safer Care,

A OMS relembra 10 razões pelas quais devemos fazer parte deste desafio:

1.       A higiene das mãos nos momentos certos salva vidas.
2.       A higiene das mãos nos cuidados de saúde salvou milhões de vidas nos últimos anos.
3.       A higiene das mãos é um indicador de qualidade dos sistemas de saúde seguros.
4.       Os problemas de cuidados de saúde, como as infeções associadas aos cuidados de saúde, que muitas vezes são invisíveis, mas ainda ocorrem, são desafios políticos e sociais que devemos enfrentar agora.
5.       As infeções podem ser interrompidas através de uma correta higiene das mãos, reduzindo custos para doentes e profissionais.
6.       A solução antissética de base alcoólica tem um custo inferior a 3€ por garrafa e pode prevenir muitas infeções e mortes todos os anos.
7.       “handhygiene” é um termo que é conhecido pelos mídia, o que significa que é um tema importante, seja devido às infeções associadas aos cuidados de saúde ou surtos de doenças mortais como o Ébola.
8.       Incorporar momentos específicos para a higienização das mãos no fluxo de trabalho dos profissionais de saúde torna mais fácil fazer a coisa certa a cada minuto, a cada hora, todos os dias.
9.       A prevenção de infeções está no foco dos sistemas de saúde. A higiene das mãos é fundamental em todos os procedimentos, quer seja na inserção de um dispositivo invasivo, no cuidado a uma ferida cirúrgica ou na administrando uma injeção.
10.   A epidemia social já começou a se espalhar com o SAVE LIVES: Clean Your Hands, uma campanha global de sucesso que promove a ação de higienização das mãos no ponto de cuidado ao utente.




http://www.who.int/infection-prevention/campaigns/clean-hands/5may2018/en/

Sem comentários:

Enviar um comentário