Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 9 de março de 2011

Práticas de injecções seguras

Para a prevenção de infecções como a hepatite ou infecções da corrente sanguínea, torna-se indispensável o uso de seringas e agulhas estéreis, de uso único (descartáveis) para cada administração de injectáveis, usando técnica asséptica.

Dados dos EUA referem que 1% a 3% dos prestadores de cuidados de saúde reutilizam a mesma agulha e / ou seringa para em vários doentes.

Assim, é lançada nos EUA (Nevada e Nova York) a campanha  The One & Only Campaign. 

Pretende-se que para cada injecção seja usada uma única seringa e agulha, uma única vez. As pessoas  devem insistir nestes princípios para eliminar o risco de contrair doenças infecciosas através de injecções.

 É recomendado o uso de frascos de dose única relativamente aos frascos de doses múltiplas, em especial quando os medicamentos serão administrados a múltiplos doentes.

Para as práticas de injecções seguras são feitas as seguintes recomendações que se aplicam ao uso de agulhas, seringas, e, quando aplicável, aos sistemas de administração intravenosa:
  • Utilizar técnicas assépticas para evitar a contaminação do material de injecção esterilizado;
  • Não administrar medicamentos de uma seringa para várias pessoas, mesmo que a agulha ou a cânula da seringa sejam mudadas. Agulhas, cânulas e seringas esterilizadas são de uso único, não devem ser reutilizados, nem para aceder a uma medicação ou solução que possa ser utilizada em doentes subsequentes;
  • Usar infusões e sistemas de administração apenas para um doente e descartar adequadamente após o seu uso;
  • Usar frascos de dose única de medicação parenteral, quando possível;
  • Não administrar medicamentos de dose única (frasco ou ampola) para vários doentes ou juntar o conteúdo de sobra para uso posterior; 
  • Nos frascos multidose, a agulha e a seringas usadas para aceder ao frasco devem ser estéreis;
  • Não guaradr frascos multidose junto do doente; armazenar em conformidade com as recomendações do fabricante; descartar se a esterilidade estiver comprometida ou questionável;
  • Não utilizar embalagens de solução intravenosa, como uma fonte comum para vários doentes.


Sem comentários:

Enviar um comentário