Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Prevenção da infeção por Clostridium difficile

O estudo publicado pelo CDC no New England Journal of Medicine estima que houve 453.000 casos de infeção por Clostridium difficile (ICD) nos Estados Unidos em 2011,com uma taxa de recorrência de 10% a 30%. 

Esta revisão refere que a qualidade dos dados para apoiar recomendações de prevenção ICD são relativamente pobres e com níveis de evidência baixos.

O fator de risco mais importante para o ICD é a exposição a agentes antimicrobianos.
Aquisição de C. difficile é muito incomum no ambiente hospitalar, na ausência de uma exposição antimicrobiana recente.

Apenas alguns de estudos determinam o período de incubação da aquisição C. difficile até à ICD, mas todos esses estudos descobriram um período de incubação médio de  <7 dias. 

Os doentes sintomáticos que ainda não têm o diagnóstico, que ainda não estão a receber tratamento e que ainda não estão em precauções de contato são os que dispersam mais esporos e por isso de maior contagio. Os esporos C difficile contaminam ambiente envolvente do doente e são transferidos a outros utentes pelas mãos dos profissionais de saúde e equipamentos médicos contaminados.
Atualmente, a única maneira de evitar ICD  e a ocorrência de transmissão é uma boa gestão de antimicrobianos. Se o microbioma do cólon não for alterado por antimicrobianos, o risco de  colonização com C. difficile e desenvolvimento de ICD são muito mais baixos, mesmo com a exposição a C. difficile.
Cerca de 25% dos doentes com antimicrobianos no hospital não tem uma infeção bacteriana. Não prescrever antibióticos para esses doentes irá reduzir o risco de desenvolver ICD se ocorrer uma exposição ao  C. difficile.
Antes de prescrever antimicrobianos, em primeiro lugar determinar se o paciente tem uma infecção bacteriana que requer antimicrobianos, por exemplo:
A bacteriúria assintomática: nenhum
Infecção do trato urinário sintomática: sim;
Infecção do trato respiratório superior: não; ou
Pneumonia: sim.
Quando antimicrobianos são indicados, os estudos também descobriram que a prescrição de antimicrobianos associados a um menor risco de CDI (em vez de antimicrobianos de maior risco) pode reduzir a incidência de CDI:
http://www.cdc.gov/VitalSigns/antibiotic-prescribing-practices/
Risco elevado
Aminopenicillinas
Clindamicina
Cephalosporinas
Fluoroquinolonas

Risco mediano
Beta-lactamicos/beta-lactamase inhibidor combinações
Carbapenemes

Risco baixo
Macrolitos
Trimethoprim/sulfamethoxazole
Tetracyclinas



Para prevenir a transmissão, colocamos os doentes em isolamento de contato imediatamente na suspeita de ICD. Mas a chave para o diagnóstico rápido é a identificação de doentes com diarreia clinicamente significativa. Há estudos que mostram que o tempo médio de diarreia até o diagnóstico ICD é de 3,2 dias. Logo, só após essa identificação são tomadas as medidas de tratamento e de isolamento.
É extremamente importante o uso de água e sabão uma vez que o álcool não mata esporos C. difficile no entanto verifica-se que há contaminação das mãos que pode ocorrer pelo fato das mãos serem lavadas no mesmo lavatório utilizado pelo doente após as dejecções. No processo de utilização de água e sabão, o profissional de saúde pode realmente aumentar a contaminação das mãos.
Estes dados indicam que é mais importante destacar o cumprimento do uso de luvas uma vez que reduz a contaminação das mãos

Os esporos do C. difficile podem persistir no ambiente por meses e são resistentes a desinfetantes hospitalares comuns. Um estudo de modelação transmissão C difficile estimou que aproximadamente 10% dos novos casos de ICD estão relacionadas com a contaminação preexistente do ambiente. 

A prevenção da ICD é uma responsabilidade multidisciplinar.

Sem comentários:

Enviar um comentário