Pesquisar neste blogue

sábado, 8 de dezembro de 2012

Enterobacteriaceas resistentes aos carbapenemes

As Enterobacteriaceas resistentes aos carbapenemes (CRE) fazem parte duma família de bactérias com elevada  resistência aos antibióticos, como é o caso da Klebsiella spp e da Escherichia coli. Já tendo sido documentadas estirpes "Pan-resistentes". 
As infecções por CRE estão principalmente associadas aos cuidados de saúde, em doentes sujeitos a dispositivo/procedimentos invasivos e antibioterapia. Estas infecções são muito difíceis de tratar e têm elavada mortalidade, em alguns estudos essa taxa é de 40 a 50%. 
Ao lado está um mapa que representa os estados dos EUA com infecções por CRE com confirmação pelo CDC.

Também na Europa este problema se começa a tornar evidente e preocupante. Em 2011 o ECDC (Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças) publicou dois documentos referentes ao risco de infecções por CRE:

Importa implementar medidas efectivas de controlo de infecção no sentido de evitar a transmissão destas bactérias nas unidades de saúde. Torna-se, por isso, necessário implementar medidas de vigilância e contenção de CRE.

O CDC publicou um guia de controlo de CRE recomendando:
  1. Higiene das mãos
  2. Precauções de contacto (realizar a higiene das mãos antes de colocar equipamento de protecção individual; colocar bata e luvas antes de entrar no quarto e retira-los antes de sair tal como realizar a higiene das mãos)
  3. Educação de profissionais de saúde acerca da transmissão de microrganismos, precauções de contacto e higiene das mãos
  4. Uso racional de dispositivos invasivos
  5. Coortes de doentes com CRE e profissionais dedicados
  6. Notificação laboratorial dos isolados microbiológicos
  7. Politicas de antibióticos
  8. Pesquisa de portador de CRE (screening)
Pode ser necessário fazer também o screening dos contactos. Não excluir a possibilidade do uso do banho com clorohexidina a 2%.
    http://www.cdc.gov/hai/pdfs/cre/CRE-guidance-508.pdf
É de primordial importância conhecer as características epidemiológicas dos doentes infectados e dos colonizados no nosso país.

Sem comentários:

Enviar um comentário