Infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS) são infeções, causadas por uma grande variedade de microrganismos, decorrentes da prestação de cuidados de saúde. Este Blog pretende reunir recomendações e noticias relevantes para a prevenção e controlo de infeção.
Pesquisar neste blogue
terça-feira, 20 de outubro de 2015
domingo, 18 de outubro de 2015
Controlo de Klebsiella pneumoniae produtora de carbapenemases: O papel da gestão clínica
A propósito do artigo de Delory (AJIC; October 1, 2015Volume 43, Issue 10, Pages 1070–1075) realça-se que as Enterobacteriaceae (CPE) Produtoras de carbapenemase são uma preocupação imediata para as políticas de controlo de infeção. A sua detecção rápida na admissão às unidades de saúde é crucial para travar a propagação de um surto.Os autores relatam um cluster de 13 casos de Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) -2- num hospital terciário. O objetivo deste estudo foi identificar fatores que contribuiram para a origem do surto.
Métodos
A investigação do surto foi realizada utilizando epidemiologia descritiva, observação das práticas de cuidados de saúde, e entrevistas com o pessoal. Foi realizada a análise de causa raiz para identificar causas e falhas latentes nas medidas de controlo de infeção, utilizando a associação de litígios e métodos de gestão de risco.
Resultados
A causa principal do surto foi o atraso na identificação de KPC-2-. Os fatores contribuintes estavam relacionados com o trabalho e com fatores ambientais: falta de pessoal, a falta de protocolos pré-definidos, características do pessoal e fatores dos doentes.
Falhas latentes foram as seguintes: nenhuma promoção das diretrizes nacionais para a prevenção da transmissão do CPE, nenhum procedimento claro para doentes transferidos de outras unidades, nenhuma iniciativa clara para a promoção de uma cultura de qualidade no hospital, produtos biológicos encaminhados para um laboratório privado e má comunicação entre os membros do hospital.
Conclusão
A gestão clínica deve ter um papel mais ativo para controlar surtos de infeção hospitalar e deve incluir o trabalho em equipa e a promoção duma cultura de segurança.
sábado, 17 de outubro de 2015
Prevenção e Controlo das IACS: Contributos para a Tomada de Decisão em Enfermagem
Da autoria de colegas Enfermeiros este documento é uma mais-valia na tomada de decisão no que diz respeito ao tipo de precaução a aplicar a cada condição/microrganismo.
Parabéns pela iniciativa.
Parabéns pela iniciativa.
Enfermeiro de controlo de infeção
A segurança do paciente é a prioridade número um!
O que podemos fazer:
- Veja o Enfermeiro de Controlo de infeção como seu parceiro para prevenir as infecções associadas aos cuidados de saúde não como seu "inimigo". Contacte-o se você tiver quaisquer perguntas ou dúvidas relacionados com as medidas de controlo de infeção.
- Higienize as mãos antes e depois de cuidar de um utente.
- Use luvas, batas e máscaras nos momentos certos.
- Certifique-se que o quarto do utente e qualquer equipamento utilizado é limpo.
http://professionals.site.apic.org/10-ways-to-protect-patients/know-about-infection-preventionists/ |
Precauções básicas de prevenção de infeção
Quando vamos ao hospital ou outra instituição de saúde ficamos mais vulneráveis a adquirir infeções e devemos tomar medidas para prevenir essas infeções - Precauções básicas de prevenção de infeção!
http://www.apic.org/ |
- Lave as mãos regularmente com água e sabão ou use desinfetante para as mãos frequentemente.
- Pergunte .... Lembre-se: Uma agulha, uma seringa, apenas uma vez.
- Peça para o seu quarto ser limpo sempre que lhe parece sujo.
- Tire suas dúvidas sobre os medicamentos que são prescritos para si. Saber o que eles são e para quê, como tomá-los, e quantas vezes você deve tomá-los.Se são antibióticos deve tomá-los todos, mesmo se você começar a se sentir melhor.
- Pergunte se você está a tomar banho com sabão antissetico antes de ser operado.
- Pergunte todos os dias se você ainda precisa do cateter.
- Pergunte sobre as vacinas que você precisa para se manter saudável.
- Familiarize-se com as infecções associadas aos cuidados de saúde. IACS são infeções que os doentes podem adquirir durante os tratamentos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)