Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 6 de maio de 2019

Higiene das mãos antes de calçar luvas não estéreis. Crenças e práticas dos profissionais de saúde

Imagem retirada da internet
Compreender as perceções e crenças dos profissionais de saúde (PS) em relação ao uso de luvas e à higiene das mãos (HM) pode ser educativo e melhorar a prática. Este estudo avaliou as práticas e crenças dos profissionais de saúde relacionadas com o uso de luvas não estéreis e HM antes de enluvar as mãos. Foram observadas estas práticas na entrada dos quartos dos doentes e foram entrevistados profissionais de saúde. As taxas de conformidade de HM antes da utilização de luvas foram de 42%, mas nas entrevistas, a maioria dos profissionais de saúde relatou 100% de conformidade. A observação do uso de luvas antes de entrar nas zonas de isolamento de contato foi de 78% de conformidade, embora todos os profissionais de saúde relatassem que usam sempre as luvas. A maioria dos PS descreveu usar luvas com mais frequência do que o necessário. Os PS geralmente usam luvas para a sua própria segurança e higienizam as mãos antes de usar luvas para a segurança do doente. Inúmeras barreiras ao cumprimento da HM antes de calçar as luvas foram discutidas, incluindo crenças de que as luvas conferem proteção suficiente.
https://www.ajicjournal.org/article/S0196-6553(18)31107-6/fulltext

sábado, 4 de maio de 2019

5 Maio – Dia Mundial da Higiene das Mãos


Em 2019, a Organização Mundial de Saúde, no âmbito do seu Desafio “WHO Save Lives – Clean Care is Safer Care” comemora o seu 11.º aniversário subordinado ao tema: “Cuidados Seguros para TODOS – Está nas Tuas MÃOS”.
Para o Dia de Higiene das Mãos deste ano, a OMS convida todos a inspirarem-se no movimento mundial para alcançar a cobertura universal de saúde (UHC), ou seja, alcançar melhor saúde e bem-estar para todas as pessoas em todas as idades, incluindo proteção contra riscos financeiros, acesso a serviços essenciais de saúde e acesso a medicamentos essenciais e vacinas seguras, eficazes, de qualidade e acessíveis para todos.
A prevenção e controlo de infeções, incluindo a higiene das mãos, é fundamental para alcançar a UHC, pois é uma abordagem prática e baseada em evidências, com impacto comprovado na qualidade do atendimento e na segurança do doente em todos os níveis do sistema de saúde.