Pesquisar neste blogue

domingo, 18 de outubro de 2015

Controlo de Klebsiella pneumoniae produtora de carbapenemases: O papel da gestão clínica

A propósito do artigo de Delory (AJIC; October 1, 2015Volume 43, Issue 10, Pages 1070–1075) realça-se que as Enterobacteriaceae (CPE) Produtoras de carbapenemase são uma preocupação imediata para as políticas de controlo de infeção. A sua detecção rápida na admissão às unidades de saúde é crucial para travar a propagação de um surto.Os autores relatam um cluster de 13 casos de Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) -2- num hospital terciário. O objetivo deste estudo foi identificar fatores que contribuiram para a origem do surto.

Métodos
A investigação do surto foi realizada utilizando epidemiologia descritiva, observação das práticas de cuidados de saúde, e entrevistas com o pessoal. Foi realizada a análise de causa raiz para identificar causas e falhas latentes nas medidas de controlo de infeção, utilizando a associação de litígios e métodos de gestão de risco.

Resultados
A causa principal do surto foi o atraso na identificação de KPC-2-. Os fatores contribuintes estavam relacionados com o trabalho e com fatores ambientais: falta de pessoal, a falta de protocolos pré-definidos, características do pessoal e fatores dos doentes.
Falhas latentes foram as seguintes: nenhuma promoção das diretrizes nacionais para a prevenção da transmissão do CPE, nenhum procedimento claro para doentes transferidos de outras unidades, nenhuma iniciativa clara para a promoção de uma cultura de qualidade no hospital, produtos biológicos encaminhados para um laboratório privado e má comunicação entre os membros do hospital.

Conclusão
A gestão clínica deve ter um papel mais ativo para controlar surtos de infeção hospitalar e deve incluir o trabalho em equipa e a promoção duma cultura de segurança.




sábado, 17 de outubro de 2015

Prevenção e Controlo das IACS: Contributos para a Tomada de Decisão em Enfermagem

Da autoria de colegas Enfermeiros este documento é uma mais-valia na tomada de decisão no que diz respeito ao tipo de precaução a aplicar a cada condição/microrganismo.
Parabéns pela iniciativa.


Enfermeiro de controlo de infeção

A segurança do paciente é a prioridade número um! 
O que podemos fazer:
  • Veja o Enfermeiro de Controlo de infeção como seu parceiro para prevenir as infecções associadas aos cuidados de saúde não como seu "inimigo". Contacte-o se você tiver quaisquer perguntas ou dúvidas relacionados com as medidas de controlo de infeção.
  • Higienize as mãos antes e depois de cuidar de um utente.
  • Use luvas, batas e máscaras nos momentos certos.
  • Certifique-se que o quarto do utente e qualquer equipamento utilizado é limpo.
http://professionals.site.apic.org/10-ways-to-protect-patients/know-about-infection-preventionists/

Precauções básicas de prevenção de infeção

Quando vamos ao hospital ou outra instituição de saúde ficamos mais vulneráveis a adquirir infeções e devemos tomar medidas para prevenir essas infeções - Precauções básicas de prevenção de infeção!


http://www.apic.org/

  1. Lave as mãos regularmente com água e sabão ou use desinfetante para as mãos frequentemente.
  2. Pergunte .... Lembre-se: Uma agulha, uma seringa, apenas uma vez.
  3. Peça para o seu quarto ser limpo sempre que lhe parece sujo.
  4. Tire suas dúvidas sobre os medicamentos que são prescritos para si. Saber o que eles são e para quê, como tomá-los, e quantas vezes você deve tomá-los.Se são antibióticos deve tomá-los todos, mesmo se você começar a se sentir melhor.
  5. Pergunte se você está a tomar banho com sabão antissetico antes de ser operado.
  6. Pergunte todos os dias se você ainda precisa do cateter.
  7. Pergunte sobre as vacinas que você precisa para se manter saudável.
  8. Familiarize-se com as infecções associadas aos cuidados de saúde. IACS são infeções que os doentes podem adquirir durante os tratamentos.

É também importante saber como ser um bom visitante!